Correio Popular Notícia


DENÚNCIA
Médicos não aceitam exames feitos pelo SUS

Data da notícia: 2016-03-04 09:52:26
Foto:

(Da Redação) O vereador Edivaldo Gomes (PSB) confirmou ontem (3), que apura a denúncia de que médicos da rede municipal de saúde se recusam a aceitar os resultados de exames realizados pelos laboratórios credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). ?Se for confirmado, o fato é grave e lamentável, e precisa ser levado ao conhecimento dos órgãos competentes ?, assegurou.

?Se o médico não aceita os exames realizados pelo SUS, nós estamos jogando dinheiro fora, por se tratar de verba federal?, afirmou Edivaldo Gomes por considerar que os pacientes ainda estão sendo desrespeitados. O vereador pediu providencias à Secretaria Municipal da Saúde, mas não descartou o envolvimento de órgãos como Ministério Público ou Conselho Regional de Medicina.

A acusação chegou ao vereador, que é também apresentador de um programa jornalístico de TV, por meio de relatos dos telespectadores e queixas dos usuários do SUS. Segundo ele, a Câmara dos Vereadores está empenhada em acompanhar o caso e exigir explicações dos profissionais responsáveis por cuidar da saúde da população.

?Os pacientes não podem passar horas numa fila, às vezes chegando de madrugada, para fazer um exame pelo SUS para depois o médico recusar o resultado sem ao menos dar explicações?, observou o vereador que também cogitou a possibilidade de as análises laboratoriais não preencherem ou não se adequarem às especificações médicas.

De acordo com Edivaldo Gomes, em quaisquer dos casos o paciente deve ter seu direito constitucional garantido. ?Se o médico, sem explicação aparente, não aceita o exame realizado pelo SUS ou os laboratórios credenciados não garantem a qualidade desses exames pelo mesmo motivo, precisamos investigar e resolver a questão?, assegurou. O vereador revelou que as denúncias se restringem a um número reduzido de profissionais.

?A Prefeitura de Ji-Paraná tem investido muito para melhorar o atendimento no Hospital Municipal e nas 13 unidades básicas de saúde que possui, com ampliação e reforma dos prédios, compra de equipamentos e medicamentos, e contratação de pessoal. Por isso, precisamos acompanhar essas denúncias para que elas não desqualifiquem o bom serviço que está sendo oferecido à população?, enfatizou. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1176 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.